A próxima etapa da tecnologia de segurança ativa da Toyota chegou: o Toyota Safety Sense.

Como os carros estão cada vez mais seguros e convenientes, a Toyota deu o próximo passo em direção a uma nova dimensão de segurança cada vez mais integrada e abrangente. Este é o Toyota Safety Sense.

Essa tecnologia está disponível na maioria dos modelos de veículos no Japão, na América do Norte e na Europa. Continuaremos a assumir novos desafios em nosso caminho para alcançar nosso desejo final de zero fatalidades e ferimentos por acidentes de trânsito.

Principais fontes de fatalidades de acidentes de trânsito

Colisões veículo com veículo
Mudanças de faixa de trânsito
Visibilidade noturna

Os esforços da Toyota

O pacote de segurança ativa do Toyota Safety Sense foi desenvolvido com foco em três itens para ajudar a evitar esses tipos de incidentes.

O ponto chave para uma condução segura é o próprio motorista. No entanto, o motorista pode ser auxiliado, quando possível, para ajudar a evitar acidentes causados por ocorrências repentinas.

Nós incluímos vários recursos de segurança ativa, incluindo o Sistema anti-colisão para apoiar a prevenção de colisões ou amenizar os danos, o Alerta de desvio de faixa para ajudar a evitar desvios das faixas de tráfego e os Faróis alto automático para melhorar a visibilidade frontal à noite.

As gerações futuras desse sistema se expandirão para incluir uma gama mais ampla de sistemas e tecnologias de segurança automatizados à medida que a pesquisa e o desenvolvimento progredirem.

* O motorista deve ser sempre o responsável por sua própria direção segura. Por favor, preste sempre atenção ao seu redor e dirija com segurança. Dependendo das condições das estradas, do veículo e do tempo, etc., o sistema pode não funcionar adequadamente.

**Dramatização com cenas fictícias. Novos sistemas de segurança ativos, como o Toyota Safety Sense, são projetados para auxiliar o motorista; eles não são projetados para serem um substituto ao motorista. Em todos os momentos, o motorista deve permanecer no controle integral de seu veículo. O funcionamento do Toyota Safety Sense pode ser afetado, diminuído ou prejudicado devido a fatores externos e a Toyota não é responsável por quaisquer consequências derivadas do uso do sistema. O Toyota Safety Sense estará disponível em breve nos modelos Toyota do Brasil. A disponibilidade do Toyota Safety Sense variará de acordo com o modelo e o nível (alguns veículos mostrados podem conter equipamentos que não fazem parte do equipamento padrão). Consulte o site www.toyota-latam.com/seguranca/tss para mais informações.

O sistema detecta veículos à frente na estrada através da câmera e radar de onda milimétrica ajudando o veículo a evitar ou reduzir os danos causados por colisões.

O grau de perigo é avaliado a partir da posição, velocidade e percurso previsto do próprio veículo, bem como da velocidade e posição de outros veículos. Se o sistema determinar a possibilidade de colisão, o sistema alertará o motorista com avisos visuais e sonoros. Se o motorista aplicar pressão insuficiente no freio, o sistema ajudará com uma força de frenagem adicional. Se o motorista não frear completamente, o sistema aplicará os freios automaticamente.

A câmera detecta linhas brancas ou amarelas para determinar a posição do veículo. Se o motorista tentar sair de uma pista sem ativar a seta, um aviso será emitido.

Este sistema alerta o motorista se o veículo no momento em que o veículo começa a avançar a faixa. A câmera detecta a posição do veículo em relação às marcações de faixa branca ou amarela, e quando o carro começa a avançar a faixa sem ativar a seta, o motorista é avisado com um alerta sonoro e visual.

A câmera de lente única ajuda a detectar os faróis dos veículos que se aproximam da frente e as luzes traseiras dos veículos à frente e alterna entre os faróis altos e baixo conforme a necessidade.

Projetado para ajudar você a enxergar com mais clareza à noite - sem ofuscar a visão de outros motoristas. O AHB utiliza uma câmera no veículo para ajudar a detectar os faróis dos veículos que vem em direção oposta e lanternas traseiras de veículos a frente, e alterna automaticamente entre os faróis alto e baixo. Usando faróis altos com mais frequência, o sistema pode permitir a detecção com mais facilidade de pedestres e obstáculos.

Este sistema mantém automaticamente uma distância segura dos veículos a frente para aliviar o cansaço dos condutores durante a condução por longos períodos em estradas.

A velocidade é ajustada automaticamente quando o radar de ondas milimétricas integrado monitora a distância do veículo a frente. Além disso, as mudanças de pista dos veículos que viajam à frente são detectadas para uma desaceleração mais suave. O controle adaptativo de velocidade de cruzeiro não está disponível com a função de rastreamento em todas as velocidades. Consulte o manual do proprietário ou o distribuidor local para confirmar a velocidade operacional mínima.


Dispositivos para auxiliar o motorista

Dois sensores são utilizados para maior segurança. Cada pacote Toyota Safety Sense possui o seguinte combinação de sensores:

Radar de onda milimétrica e câmera de lente única


Radar de ondas milimétricas

Permite o uso do controle de Controle de Velocidade Adaptativo (ACC) e Sistema anti-colisão (PCS).

Méritos: Boa variedade, resistente ao clima e à escuridão. Não é fortemente afetado por chuva, neblina, neve ou outros fatores ambientais

Deméritos: Não é possível determinar a forma dos objetos que se aproximam.

Câmera de lente única

Trabalha exclusivamente no Alerta de desvio de faixa (LDA) e no Farol alto automático (AHB)

Méritos: Precisão, reconhece o tamanho dos objetos próximos.

Deméritos: Afetados pelo clima, luz direta e escuridão.

Por que dois sensores?

Essa configuração provou ser ótima através de anos de testes em várias condições de direção nos Estados Unidos, Europa e Japão.

O radar de onda milimétrica mede efetivamente a distância, enquanto a câmera de lente única reconhece formas e contraste de cores.

Ao combinar esses dois sensores, o Toyota Safety Sense é capaz de manter uma capacidade de detecção eficaz, mesmo em neblina e outras condições climáticas desfavoráveis.

* A imagem pode ser diferente de produtos reais.